Clero Diocesano

VOCAÇÃO DO PADRE DIOCESANO

Unido ao bispo diocesano e ao presbitério, o padre diocesano é chamado a pastorear o Povo de Deus, anunciando, profet
icamente, a Palavra, guiando e animando a comunidade cristã e comunicando a graça de Deus pela celebração dos sacramentos. Sua espiritualidade se inspira em Cristo Bom Pastor, que dá a vida por Seu rebanho (Jo 10,11). Vivendo no meio do povo e para o povo, o padre diocesano busca ser um sinal vivo do Bom Pastor que convive com suas ovelhas, cuida delas, defende-as, conduze-as, exorta-as, conhece-as e as ama.


SEMINÁRIO DIOCESANO SÃO JOSÉ - DIOCESE DE OLIVEIRA
O seminário diocesano é o lugar onde são acolhidos aqueles jovens que trazem no coração um sincero desejo de realizar algo de grande e significativo em sua vida: servir ao Senhor, na doação de si mesmo ao Povo de Deus presente em uma diocese. O jovem que deseja se tornar padre diocesano é impulsionado pelo ideal de ser, para o povo, um sinal vivo de Jesus Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas (Jo 10,11).

PADRES DIOCESANOS
"O presbítero diocesano é aquele que pertence a uma Igreja particular (diocese) e nela se incardina, para, em comunhão com o bispo, o presbitério e o diacônio, pastorear uma porção do Povo de Deus." (CNBB, doc 93, n° 75)

Nenhum comentário:

Postar um comentário