segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A voz do Papa: EVANGELLI GAUDIUM

Desafios das culturas urbanas
A presença de Deus acompanha a busca sincera que indivíduos e grupos efetuam para encontrar apoio e sentido para a sua vida. Deus não Se esconde de quantos O buscam com coração sincero, ainda que o façam tateando, de maneira imprecisa e incerta.
Novas culturas continuam a formar-se nestas enormes geografias humanas onde o cristão já não costuma ser promotor ou gerador de sentido, mas recebe delas outras linguagens, símbolos, mensagens e paradigmas que oferecem novas orientações de vida muitas vezes em contraste com o Evangelho de Jesus. Isso requer imaginar espaços de oração e de comunhão com características inovadoras, mais atraentes, e significativas para as  populações urbanas.
Torna-se necessária uma evangelização que ilumine os novos modos de se relacionar com Deus, com os outros e com o ambiente. A Igreja é chamada a ser servidora de um diálogo difícil. Em muitas partes do mundo, as cidades são cenário de protestos em massa, onde milhares de habitantes reclamam liberdade, participação, justiça e várias reivindicações que, se não forem adequadamente interpretadas, nem pela força poderão ser silenciadas.
O que poderia ser um precioso espaço de encontro e solidariedade, transforma-se muitas vezes num lugar de retraimento e desconfiança mútua. Inserir-se no coração dos desafios como fermento de testemunho, em qualquer cultura, em qualquer cidade, melhora o cristão e fecunda a cidade.
Na sociedade atual reina o individualismo, e como diria Jane Haddad uma "crise de normalidade", entre outras realidades que tornam a evangelização um desafio sempre maior. Como chegar ao coração dos homens e mulheres do nosso tempo? Cristo vive em cada humano, certamente, o Evangelho será anunciado se cada pessoa for alegre testemunha desta presença de vida, e assim existirá "fermento na massa"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário