segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A voz do Papa: EVANGELLI GAUDIUM

Não à desigualdade social que gera violência
Enquanto não se eliminar e exclusão e a desigualdade dentro da sociedade e entre os vários povos, será impossível desarraigar a violência. Quando a sociedade abandona na periferia uma parte de si mesma, não há programas políticos nem forças de ordem ou serviços secretos que possam garantir indefinidamente a tranquilidade. O sistema social e econômico é injusto na sua raiz, um mal embrenhado nas estruturas de uma sociedade sempre contém um potencial de dissolução e de morte.
Sabe-se que o consumismo desenfreado, aliado à desigualdade social, é duplamente danoso para o tecido social. A desigualdade social gera uma violência que as corridas armamentistas não resolvem; as armas e a repressão violenta, mais do que dar solução, criam novos e piores conflitos. Isso torna-se ainda mais irritante quando os excluídos veem crescer este câncer social que é a corrupção profundamente radica em muitos países.
"Amor é o que quero e não sacrifício!" (Os 6,6) A vontade de Deus é que o amor reine e que o homem seja assim, de fato livre, mas deparamo-nos coma escravidão ao dinheiro que coloca os homens contra os homens. Deus fez-nos livre para vier e escolher, escolhamos, pois o amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário